Salmo 32 Felicidade
O perdão divino ocorre quando o pecado é coberto, ou seja, a natureza
pecaminosa é enterrada. A justiça de Deus deve ser satisfeita para que
ocorra o ‘perdão’. A alma que pecar, morrerá ( Ez 18:4 ), visto que a
pena não pode passar da pessoa do transgressor. Lembre-se que Deus
jamais declarará o ímpio justo “... porque não justificarei o ímpio” ( Ex 23:7 ).
Lembrando que a poesia hebraica trabalha e valoriza as ideias através
de um recurso específico denominado 'paralelismo', uma espécie de rima
de pensamento, resta que na poesia hebraica quase inexiste ritmo e rima.
Como as ideias caracterizam as poesias hebraicas, ao analisá-las,
convém buscar a ideia principal que o escritor buscou evidenciar.
No salmo 32 o salmista destaca a felicidade pertinente aos que são
perdoados por Deus, porém, não menos importante, aponta como se dá a
justiça divina.
Por exemplo: no verso 1 o salmista apresenta as pessoas que são alvo
do favor divino, e no verso 2, temos aqueles que já foram agraciados por
Deus.
O discurso de Cristo no Sermão do monte não é diferente, pois
apresenta aqueles que carecem do favor divino (pobres de espírito,
tristes), e depois, apresenta aqueles que já foram agraciados (mansos,
pacificadores, etc).
A mensagem do salmista guarda relação intima com a mensagem do
profeta Isaías e a mensagem do Cristo, portanto, em muitos aspectos este
salmo é uma profecia, pois aponta para a vida, obra e ministério de
Cristo ( 1Cr 25:1 ; At 2:29 -31), mas daremos ênfase a obra maravilhosa
que Deus realiza naqueles que n’Ele se refugiam.
proveniente do perdão divino. Qualquer que tiver o pecado ‘coberto’ é
feliz, ditoso, bem-aventurado.
Esta felicidade também foi anunciada por Cristo no Sermão do Monte e
pertence aos pobres de espírito, os oprimidos, os cansados, os tristes e
sedentos ( Mt 5:3 -12).
Qual transgressão perdoada traz bem-aventurança? Que pecado coberto traz perpetua felicidade?
O salmista Davi sabia o que é pecado ( Sl 51:3 ), pois reconhecia que
o seu pecado era diretamente contra Deus ( Sl 51:4 ), e a procedência
do seu pecado ( Sl 51:5 ).
Diferente de muitos em Israel, o salmista sabia que o seu pecado
decorria do seu primeiro Pai, Adão ( Is 43:27 ; Sl 51:5 ; Sl 58:3 ), e
as suas previsões não prevaricam quanto a demonstrar qual a origem da
transgressão dos homens.
O homem pecou porque não deu credito a palavra de Deus que
estabeleceu uma lei (heb. ‘pesha’), visto que tomou e comeu da árvore do
conhecimento do bem e do mal ( Gn 3:11 ). Adão transgrediu ao dar
crédito à palavra de engano proveniente do tentador ( Gn 3:4 ). Em Adão
toda humanidade pecou porque ele desprezou a palavra de Deus ( Rm 3:23
).
O homem após errar o alvo (heb. ‘hatã’ã’) deixou de viver ‘em verdade
e em justiça’ e passou a viver ‘em pecado’. A ‘transgressão’ da
humanidade refere-se à desobediência de Adão, e o ‘pecado’ refere-se a
natureza decaída decorrente da penalidade imposta à transgressão
(morte).
O perdão divino ocorre quando o pecado é coberto, ou seja, a natureza
pecaminosa é enterrada. A justiça de Deus deve ser satisfeita para que
ocorra o ‘perdão’. A alma que pecar, morrerá ( Ez 18:4 ), visto que a
pena não pode passar da pessoa do transgressor. Lembre-se que Deus
jamais declarará o ímpio justo “... porque não justificarei o ímpio” ( Ex 23:7 ).
Quando o homem gerado segundo Adão recebe a circuncisão do coração, a
justiça divina é satisfeita: o velho homem gerado segundo a carne de
Adão morre e é sepultado. O ‘pecado’ (natureza) é ‘coberto’ no despojar
do corpo da carne ( Cl 2:11 ), ocorrendo o perdão de todos os delitos e
pecados “E a vós outros que estáveis mortos
nos vossos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou
juntamente com ele, perdoando-nos todos os nossos delitos” ( Cl 2:13 ).
engano é aquele que, ao ser ‘vivificado’ com Cristo, recebe um novo
coração e um novo espírito ( Sl 51:10 ; Cl 2:13 ). Somente o novo homem
(a nova criatura) que o Senhor cria (Bara) segundo a sua palavra
(semente incorruptível) possui um novo coração e um novo espírito ( Ez
36:25 -27), onde habita a Paz e a Justiça ( Is 57:15 ).
Sobre aqueles que foram perdoados ( heb. ‘nãsã, literalmente ‘levar
embora’ 1Pe 2:24 ), o Senhor não imputa maldade. Aqueles que morreram e
foram sepultados com Cristo (coberto) deixam a condição de ‘engano’,
‘mentira’ ( Rm 3:4 ), e passam a estar na verdade ( 1Jo 5:20 ).
No coração e no espírito do homem bem-aventurado não há ‘dolo’,
‘engano’, ‘mentira’, pois foi criado segundo Deus em verdadeira justiça e
santidade ( Ef 4:24 ; 1Pe 1:3 e 1Pe 1:23 ).
Cristo é o homem bem-aventurado, pois jamais se assentou com o ímpio,
ou andou na roda dos escarnecedores ( Sl 1:1). Cristo é o varão que
Deus não imputou maldade e, cujo coração era manso e humilde (v. 2).
Como ele falava às palavras que o Pai mandou, isto significa que o seu
coração era verdadeiro, pois a boca fala do que há em abundancia no
coração ( Jo 14:10 ; Jo 1:14 ; Jo 1:17 ; Mt 12:34 ).
). A confissão decorre de um reconhecimento, e neste caso específico,
reconhecer:
Ele também não se ‘confessa’ a outro homem, que é sujeito aos mesmos
erros e paixões. Ele reconheceu a sua condição diante d’Aquele que
‘quebrou os seus ossos’ ( Sl 51:8 ).
Ora, ‘ossos quebrados’ aponta para a condição de pecado do homem,
visto que contrasta com a condição do Messias, que por ser isento de
pecado, acerca d’Ele foi anunciado que nenhum dos seus ossos seria
quebrado. Literalmente os ossos de Cristo não foram quebrados, e
figuradamente os ossos de Davi foram quebrados ( Sl 51:8 ; Sl 34:20 ).
O sábio Salomão compara ossos enfermos com espírito abatido ( Pv
17:22 ). Quando o salmista anuncia que Deus ‘quebrou os seus ossos’, ou
que ‘os seus ossos envelheceram’, ele reconhece a sua condição miserável
e assume a condição de ‘pobre de espírito’, ‘triste=espírito abatido’,
alvo da bem-aventurança prometida por Deus ( Mt 5:3 -10).
Lembre-se que na antiguidade um osso quebrado lançava o homem em
profunda tristeza, pois não dispunham dos meios e conhecimentos de cura.
A consciência de pecado (o peso da mão do Senhor) deixou o salmista
em profunda tristeza (envelhecer os ossos) ( Ez 37:11 ; Sl 31:10 ). Ao
reconhecer a sua condição miserável, o salmista alcançou misericórdia,
pois diante do Senhor os ‘tristes’ são bem-aventurados "Porque
a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a
minha força descai por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se
consomem" ( Sl 31:10 ; Is 57:15 ; Mt 5:4 ; Sl 34:18 ; Is 61:1 ).
ilde;es e o seu pecado ( Sl 51:3 ), o salmista nada fez (a minha
maldade não encobri), antes socorreu-se do Senhor, aquele que tem poder
para cobrir pecado ( Sl 32:1 ).
Tentar ‘cobrir’ pecado através de suas próprias forças é violência diante de Deus "As
suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas
obras; as suas obras são obras de iniqüidade, e obra de violência há nas
suas mãos" ( Is 59:6 ; Sl 10:18 ).
Aqueles que se apegam às suas obras na intenção de se salvarem
vestem-se de violência ( Sl 73:6 ), as imposições dos príncipes
(mestres) do povo em Israel era violência diante de Deus "Assim
diz o Senhor DEUS: Basta já, ó príncipes de Israel; afastai a violência
e a assolação e praticai juízo e justiça; tirai as vossas imposições do
meu povo, diz o Senhor DEUS" ( Ez 45:9 ).
Confessar o pecado é o mesmo que reconhecer a justiça e o juízo de
Deus ( Sl 51:4 ). Se o salmista não admitisse (confessasse) a sua
condição (pecado), ou tentasse justificar-se através de suas obras,
estaria chamando Deus de mentiroso e não estaria na verdade ( 1Jo 1:8 ).
Aquele que confia no Senhor encontra salvação, pois hoje é o dia sobremodo aceitável. Hoje é o dia de salvação "Cheguemos,
pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar
misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" ( Hb 4:16 ).
Basta clamar que Deus ouvirá: "EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir" ( Is 59:1 ).
Diferente dos que se cingem de obras de violência, os que esperam no Senhor são cingidos da justiça que vem do alto.
O verdadeiro louvor é proveniente da obra de redenção que Deus
realiza ( Ef 1:12 ). A alegria expressa no canto do salmista é
proveniente das vestes de justiça que o Senhor preparou.
Além de se aplicar aos servos de Deus, o salmo aplica-se a pessoa de
Cristo, visto que em suas previsões o salmista, pelo Espírito, faz
referencia ao seu Senhor que se fez carne como sendo aquele que se
refugiaria à sombra do Onipotente, seria preservado na angustia e, por
fim, seria revestido da sua glória ( At 2:30 -31; Sl 91:1 ).
seguir. O cuidado do Senhor há de guiar os que se deixam instruir, pois
os olhos do Senhor estão sobre os justos ( Sl 34:15 ). Deus ouve os
justos quando clamam ( Sl 34:17 ), pois Ele mora com os abatidos e
contritos de espírito ( Sl 34:18 e Is 57:15 ).
Qual o caminho do Senhor? O caminho do Senhor é Cristo, pois Ele é
conhecido pelo Senhor ( Sl 1:6 ; Sl 118:20 ). Qualquer que crê em Cristo
passa a conhecer (união íntima) a Deus, ou antes, é conhecido d’Ele (
Gl 4:9 ).
Não podemos equecer que, este salmo em muitos aspectos aplica-se a
Cristo, pois entre os homens o Verbo encarnado haveria de ser instruído
pelo Pai ( Is 50:4 -5).
tem o temor (palavra) do Senhor é falto de entendimento e se assemelham
aos animais "Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR" ( Sl 34:11 ).
Qualquer que ouve a palavra do Senhor é como um menino ( Sl 86:11 ).
Qualquer que teme da sua palavra é santo diante d’Ele ( Sl 34:9 ).
“... cuja boca precisa de cabresto e freio, ou não virão a ti”
( Sl 32:9 ). Deus convida à salvação, pois trata com os homens em amor,
e onde está o amor há liberdade. A instrução, o ensino e o olhar
(cuidado) do Senhor destinam-se aos de entendimento ( Rm 10:1), pois
jamais usará de coerção, para fazer com que suas criaturas cheguem-se a
si ( Jó 37:23 ). A coerção é apropriada para os animais irracionais.
alienaram-se de Deus e, desde que nascem trilham o caminho de erro e
proferem mentiras ( Sl 58:3 ).
Todos os homens gerados segundo Adão foram destituídos da glória de
Deus. Desde que nascem estão alienados de Deus, pois entraram por uma
porta larga e seguem por um caminho espaçoso de perdição ( Mt 7:13 ).
O que diferencia os ímpios dos justos é a confiança que depositam em
Deus, pois ao crer naquele que é fiel à sua palavra, o homem entra pela
porta estreita que é Cristo e deixa de ser ímpio ( Sl 118:20 ).
As dores dos ímpios são certas, pois desprezam a instrução do Senhor.
Qualquer que confiar n’Aquele que instrui o caminho que deve seguir (
Sl 32:8 ), será alcançado pela misericórdia do Senhor.
O ímpio não se deixa instruir, pois não ouve a palavra do Senhor.
Além das muitas dores beberá do cálice da ira do Senhor, pois entesouram
ira para o dia que se revelará o juízo de Deus que foi estabelecido no
Éden ( Rm 2:5 ).
A promessa de Deus para os que confiam é uma sebe (cerca, proteção) de misericórdia.
alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto
tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome" ( Sl 5:11 ).
Aquele que se alegra no Senhor é porque confia, ou seja, aquele que confia é o que se alegra no Senhor.
No Verso 1 do salmo 21 ocorre o que se denomina na poesia hebraica de paralelismo: “O Rei confia em tua salvação, ó Senhor, e na tua salvação grandemente se regozija”
( Sl 21:1 ). Quando o homem repousa (confia) na salvação do Senhor, e
da salvação de Deus que deriva a alegria, o regozijo, portanto, qualquer
que se alegra no Senhor é porque experimentou a salvação de Deus.
Aquele que confia se alegra, pois alcançou salvação. Após alcançar
salvação o homem é declarado justo perante o Senhor e, aqueles que
alcançaram salvação regozijam perante o Senhor.
Os que se regozijam no Senhor são bem-aventurados, pois são retos de coração ( Sl 51:10 ).
Diferente são os ímpios, pois confiam em suas próprias ‘riquezas’, ou seja, alegra-se do nada e rejeitam ao Senhor "Vós que vos alegrais do nada, vós que dizeis: Não é assim que por nossa própria força nos temos tornado poderosos?" ( Am 6:13 ; Sl 21:1 ).
‘Alegrar’ nos Salmos geralmente é o mesmo que ‘confiar’ em Deus, pois a alegria do Senhor é a nossa força (salvação) "... portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força" ( Ne 8:10 ). Os retos de coração cantam alegremente, pois confiam no Senhor, o Autor da Salvação.
O perdão divino ocorre quando o pecado é coberto, ou seja, a natureza
pecaminosa é enterrada. A justiça de Deus deve ser satisfeita para que
ocorra o ‘perdão’. A alma que pecar, morrerá ( Ez 18:4 ), visto que a
pena não pode passar da pessoa do transgressor. Lembre-se que Deus
jamais declarará o ímpio justo “... porque não justificarei o ímpio” ( Ex 23:7 ).
Lembrando que a poesia hebraica trabalha e valoriza as ideias através
de um recurso específico denominado 'paralelismo', uma espécie de rima
de pensamento, resta que na poesia hebraica quase inexiste ritmo e rima.
Como as ideias caracterizam as poesias hebraicas, ao analisá-las,
convém buscar a ideia principal que o escritor buscou evidenciar.
No salmo 32 o salmista destaca a felicidade pertinente aos que são
perdoados por Deus, porém, não menos importante, aponta como se dá a
justiça divina.
Por exemplo: no verso 1 o salmista apresenta as pessoas que são alvo
do favor divino, e no verso 2, temos aqueles que já foram agraciados por
Deus.
O discurso de Cristo no Sermão do monte não é diferente, pois
apresenta aqueles que carecem do favor divino (pobres de espírito,
tristes), e depois, apresenta aqueles que já foram agraciados (mansos,
pacificadores, etc).
A mensagem do salmista guarda relação intima com a mensagem do
profeta Isaías e a mensagem do Cristo, portanto, em muitos aspectos este
salmo é uma profecia, pois aponta para a vida, obra e ministério de
Cristo ( 1Cr 25:1 ; At 2:29 -31), mas daremos ênfase a obra maravilhosa
que Deus realiza naqueles que n’Ele se refugiam.
“BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto”
O salmista Davi anuncia, neste cântico, que a felicidade é proveniente do perdão divino. Qualquer que tiver o pecado ‘coberto’ é
feliz, ditoso, bem-aventurado.
Esta felicidade também foi anunciada por Cristo no Sermão do Monte e
pertence aos pobres de espírito, os oprimidos, os cansados, os tristes e
sedentos ( Mt 5:3 -12).
Qual transgressão perdoada traz bem-aventurança? Que pecado coberto traz perpetua felicidade?
O salmista Davi sabia o que é pecado ( Sl 51:3 ), pois reconhecia que
o seu pecado era diretamente contra Deus ( Sl 51:4 ), e a procedência
do seu pecado ( Sl 51:5 ).
Diferente de muitos em Israel, o salmista sabia que o seu pecado
decorria do seu primeiro Pai, Adão ( Is 43:27 ; Sl 51:5 ; Sl 58:3 ), e
as suas previsões não prevaricam quanto a demonstrar qual a origem da
transgressão dos homens.
O homem pecou porque não deu credito a palavra de Deus que
estabeleceu uma lei (heb. ‘pesha’), visto que tomou e comeu da árvore do
conhecimento do bem e do mal ( Gn 3:11 ). Adão transgrediu ao dar
crédito à palavra de engano proveniente do tentador ( Gn 3:4 ). Em Adão
toda humanidade pecou porque ele desprezou a palavra de Deus ( Rm 3:23
).
O homem após errar o alvo (heb. ‘hatã’ã’) deixou de viver ‘em verdade
e em justiça’ e passou a viver ‘em pecado’. A ‘transgressão’ da
humanidade refere-se à desobediência de Adão, e o ‘pecado’ refere-se a
natureza decaída decorrente da penalidade imposta à transgressão
(morte).
O perdão divino ocorre quando o pecado é coberto, ou seja, a natureza
pecaminosa é enterrada. A justiça de Deus deve ser satisfeita para que
ocorra o ‘perdão’. A alma que pecar, morrerá ( Ez 18:4 ), visto que a
pena não pode passar da pessoa do transgressor. Lembre-se que Deus
jamais declarará o ímpio justo “... porque não justificarei o ímpio” ( Ex 23:7 ).
Quando o homem gerado segundo Adão recebe a circuncisão do coração, a
justiça divina é satisfeita: o velho homem gerado segundo a carne de
Adão morre e é sepultado. O ‘pecado’ (natureza) é ‘coberto’ no despojar
do corpo da carne ( Cl 2:11 ), ocorrendo o perdão de todos os delitos e
pecados “E a vós outros que estáveis mortos
nos vossos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou
juntamente com ele, perdoando-nos todos os nossos delitos” ( Cl 2:13 ).
“Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano”
O homem feliz que o Senhor não imputa maldade, e cujo espírito não háengano é aquele que, ao ser ‘vivificado’ com Cristo, recebe um novo
coração e um novo espírito ( Sl 51:10 ; Cl 2:13 ). Somente o novo homem
(a nova criatura) que o Senhor cria (Bara) segundo a sua palavra
(semente incorruptível) possui um novo coração e um novo espírito ( Ez
36:25 -27), onde habita a Paz e a Justiça ( Is 57:15 ).
Sobre aqueles que foram perdoados ( heb. ‘nãsã, literalmente ‘levar
embora’ 1Pe 2:24 ), o Senhor não imputa maldade. Aqueles que morreram e
foram sepultados com Cristo (coberto) deixam a condição de ‘engano’,
‘mentira’ ( Rm 3:4 ), e passam a estar na verdade ( 1Jo 5:20 ).
No coração e no espírito do homem bem-aventurado não há ‘dolo’,
‘engano’, ‘mentira’, pois foi criado segundo Deus em verdadeira justiça e
santidade ( Ef 4:24 ; 1Pe 1:3 e 1Pe 1:23 ).
Cristo é o homem bem-aventurado, pois jamais se assentou com o ímpio,
ou andou na roda dos escarnecedores ( Sl 1:1). Cristo é o varão que
Deus não imputou maldade e, cujo coração era manso e humilde (v. 2).
Como ele falava às palavras que o Pai mandou, isto significa que o seu
coração era verdadeiro, pois a boca fala do que há em abundancia no
coração ( Jo 14:10 ; Jo 1:14 ; Jo 1:17 ; Mt 12:34 ).
“Quando
eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em
todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu
humor se tornou em sequidão de estio” (Selá.)
‘Guardar silêncio’ é o mesmo que não ‘confessar’, ‘admitir’ ( Sl 32:5eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em
todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu
humor se tornou em sequidão de estio” (Selá.)
). A confissão decorre de um reconhecimento, e neste caso específico,
reconhecer:
- Atual condição ( Sl 51:3 );
- Que Deus é justo e puro ( Sl 51:4 );
- Que Deus não tem o culpado por inocente ( Ex 34:7 );
- A origem do pecado ( Sl 51:5 );
- A misericórdia de Deus ( Sl 51:1 ), e;
- Que só Deus lava e purifica ( Sl 51:2 ).
Ele também não se ‘confessa’ a outro homem, que é sujeito aos mesmos
erros e paixões. Ele reconheceu a sua condição diante d’Aquele que
‘quebrou os seus ossos’ ( Sl 51:8 ).
Ora, ‘ossos quebrados’ aponta para a condição de pecado do homem,
visto que contrasta com a condição do Messias, que por ser isento de
pecado, acerca d’Ele foi anunciado que nenhum dos seus ossos seria
quebrado. Literalmente os ossos de Cristo não foram quebrados, e
figuradamente os ossos de Davi foram quebrados ( Sl 51:8 ; Sl 34:20 ).
O sábio Salomão compara ossos enfermos com espírito abatido ( Pv
17:22 ). Quando o salmista anuncia que Deus ‘quebrou os seus ossos’, ou
que ‘os seus ossos envelheceram’, ele reconhece a sua condição miserável
e assume a condição de ‘pobre de espírito’, ‘triste=espírito abatido’,
alvo da bem-aventurança prometida por Deus ( Mt 5:3 -10).
Lembre-se que na antiguidade um osso quebrado lançava o homem em
profunda tristeza, pois não dispunham dos meios e conhecimentos de cura.
A consciência de pecado (o peso da mão do Senhor) deixou o salmista
em profunda tristeza (envelhecer os ossos) ( Ez 37:11 ; Sl 31:10 ). Ao
reconhecer a sua condição miserável, o salmista alcançou misericórdia,
pois diante do Senhor os ‘tristes’ são bem-aventurados "Porque
a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a
minha força descai por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se
consomem" ( Sl 31:10 ; Is 57:15 ; Mt 5:4 ; Sl 34:18 ; Is 61:1 ).
“Confessei-te
o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao
SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”
(Selá.)
Conhecendo as suas transgress&ot o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao
SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”
(Selá.)
ilde;es e o seu pecado ( Sl 51:3 ), o salmista nada fez (a minha
maldade não encobri), antes socorreu-se do Senhor, aquele que tem poder
para cobrir pecado ( Sl 32:1 ).
Tentar ‘cobrir’ pecado através de suas próprias forças é violência diante de Deus "As
suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas
obras; as suas obras são obras de iniqüidade, e obra de violência há nas
suas mãos" ( Is 59:6 ; Sl 10:18 ).
Aqueles que se apegam às suas obras na intenção de se salvarem
vestem-se de violência ( Sl 73:6 ), as imposições dos príncipes
(mestres) do povo em Israel era violência diante de Deus "Assim
diz o Senhor DEUS: Basta já, ó príncipes de Israel; afastai a violência
e a assolação e praticai juízo e justiça; tirai as vossas imposições do
meu povo, diz o Senhor DEUS" ( Ez 45:9 ).
Confessar o pecado é o mesmo que reconhecer a justiça e o juízo de
Deus ( Sl 51:4 ). Se o salmista não admitisse (confessasse) a sua
condição (pecado), ou tentasse justificar-se através de suas obras,
estaria chamando Deus de mentiroso e não estaria na verdade ( 1Jo 1:8 ).
“Por
isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até
no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão”
Todo aquele que confia no Senhor é santo, pois só oram a Deus os que confiam. A oração dos santos é expressão de confiança.isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até
no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão”
Aquele que confia no Senhor encontra salvação, pois hoje é o dia sobremodo aceitável. Hoje é o dia de salvação "Cheguemos,
pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar
misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" ( Hb 4:16 ).
Basta clamar que Deus ouvirá: "EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir" ( Is 59:1 ).
“Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento” (Selá.)
O Senhor é o alto refúgio que preserva os seus servos da angustia.Diferente dos que se cingem de obras de violência, os que esperam no Senhor são cingidos da justiça que vem do alto.
O verdadeiro louvor é proveniente da obra de redenção que Deus
realiza ( Ef 1:12 ). A alegria expressa no canto do salmista é
proveniente das vestes de justiça que o Senhor preparou.
Além de se aplicar aos servos de Deus, o salmo aplica-se a pessoa de
Cristo, visto que em suas previsões o salmista, pelo Espírito, faz
referencia ao seu Senhor que se fez carne como sendo aquele que se
refugiaria à sombra do Onipotente, seria preservado na angustia e, por
fim, seria revestido da sua glória ( At 2:30 -31; Sl 91:1 ).
“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos”
O senhor quer instruir e ensinar aos homens o caminho que devem seguir. O cuidado do Senhor há de guiar os que se deixam instruir, pois
os olhos do Senhor estão sobre os justos ( Sl 34:15 ). Deus ouve os
justos quando clamam ( Sl 34:17 ), pois Ele mora com os abatidos e
contritos de espírito ( Sl 34:18 e Is 57:15 ).
Qual o caminho do Senhor? O caminho do Senhor é Cristo, pois Ele é
conhecido pelo Senhor ( Sl 1:6 ; Sl 118:20 ). Qualquer que crê em Cristo
passa a conhecer (união íntima) a Deus, ou antes, é conhecido d’Ele (
Gl 4:9 ).
Não podemos equecer que, este salmo em muitos aspectos aplica-se a
Cristo, pois entre os homens o Verbo encarnado haveria de ser instruído
pelo Pai ( Is 50:4 -5).
“Não
sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja
boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti”
O senhor exorta para que o homem se deixe instruir. Aquele que não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja
boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti”
tem o temor (palavra) do Senhor é falto de entendimento e se assemelham
aos animais "Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR" ( Sl 34:11 ).
Qualquer que ouve a palavra do Senhor é como um menino ( Sl 86:11 ).
Qualquer que teme da sua palavra é santo diante d’Ele ( Sl 34:9 ).
“... cuja boca precisa de cabresto e freio, ou não virão a ti”
( Sl 32:9 ). Deus convida à salvação, pois trata com os homens em amor,
e onde está o amor há liberdade. A instrução, o ensino e o olhar
(cuidado) do Senhor destinam-se aos de entendimento ( Rm 10:1), pois
jamais usará de coerção, para fazer com que suas criaturas cheguem-se a
si ( Jó 37:23 ). A coerção é apropriada para os animais irracionais.
“O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no SENHOR a misericórdia o cercará”
Quem são os ímpios? Como surgem? Ora, desde a madre os ímpios alienaram-se de Deus e, desde que nascem trilham o caminho de erro e
proferem mentiras ( Sl 58:3 ).
Todos os homens gerados segundo Adão foram destituídos da glória de
Deus. Desde que nascem estão alienados de Deus, pois entraram por uma
porta larga e seguem por um caminho espaçoso de perdição ( Mt 7:13 ).
O que diferencia os ímpios dos justos é a confiança que depositam em
Deus, pois ao crer naquele que é fiel à sua palavra, o homem entra pela
porta estreita que é Cristo e deixa de ser ímpio ( Sl 118:20 ).
As dores dos ímpios são certas, pois desprezam a instrução do Senhor.
Qualquer que confiar n’Aquele que instrui o caminho que deve seguir (
Sl 32:8 ), será alcançado pela misericórdia do Senhor.
O ímpio não se deixa instruir, pois não ouve a palavra do Senhor.
Além das muitas dores beberá do cálice da ira do Senhor, pois entesouram
ira para o dia que se revelará o juízo de Deus que foi estabelecido no
Éden ( Rm 2:5 ).
A promessa de Deus para os que confiam é uma sebe (cerca, proteção) de misericórdia.
“Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração”
Quando as Escrituras ordenam o homem alegrar-se no Senhor é o mesmo que ordenar a confiar na salvação do Altíssimo "Porémalegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto
tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome" ( Sl 5:11 ).
Aquele que se alegra no Senhor é porque confia, ou seja, aquele que confia é o que se alegra no Senhor.
No Verso 1 do salmo 21 ocorre o que se denomina na poesia hebraica de paralelismo: “O Rei confia em tua salvação, ó Senhor, e na tua salvação grandemente se regozija”
( Sl 21:1 ). Quando o homem repousa (confia) na salvação do Senhor, e
da salvação de Deus que deriva a alegria, o regozijo, portanto, qualquer
que se alegra no Senhor é porque experimentou a salvação de Deus.
Aquele que confia se alegra, pois alcançou salvação. Após alcançar
salvação o homem é declarado justo perante o Senhor e, aqueles que
alcançaram salvação regozijam perante o Senhor.
Os que se regozijam no Senhor são bem-aventurados, pois são retos de coração ( Sl 51:10 ).
Diferente são os ímpios, pois confiam em suas próprias ‘riquezas’, ou seja, alegra-se do nada e rejeitam ao Senhor "Vós que vos alegrais do nada, vós que dizeis: Não é assim que por nossa própria força nos temos tornado poderosos?" ( Am 6:13 ; Sl 21:1 ).
‘Alegrar’ nos Salmos geralmente é o mesmo que ‘confiar’ em Deus, pois a alegria do Senhor é a nossa força (salvação) "... portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força" ( Ne 8:10 ). Os retos de coração cantam alegremente, pois confiam no Senhor, o Autor da Salvação.
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