Mãe de autista: pesquisa diz que o cansaço é equivalente a um soldado em batalha

Mãe de autista: pesquisa diz que o cansaço é equivalente a um soldado em batalha

Por Adassa Teixeira


"O nível de estresse em mães de pessoas com autismo assemelha-se ao estresse crônico apresentado por soldados combatentes, segundo estudo feito com famílias norte-americanas e divulgado no Journal of Autism and Developmental Disorders. De acordo com a pesquisa, mães que convivem com o autismo dos filhos empenham por dia duas horas a mais com cuidados do que as mães de crianças sem a síndrome, e têm mais interrupções quando estão no trabalho.

Ao longo do dia, elas também apresentaram duas vezes mais probabilidade de estarem cansadas e três vezes mais chances de passarem por um evento estressante. Segundo os responsáveis pelo estudo, é desconhecido o efeito em longo prazo sobre a saúde física dessas mães, já que o elevado estresse pode afetar o nível de glicose, o funcionamento do sistema imunológico e a atividade mental."

Essa pesquisa é um pouco antiga, mas ela retrata uma realidade, que é a árdua rotina de quem convive com o autismo. Embora a pesquisa retrate apenas mães de autistas, também existem pais(poucos) que criam seus filhos autistas sozinhos e vivem também essa realidade.
Eu como mãe de um autista sei bem o que é essa realidade no dia a dia. Além de ter esgotamento físico, tenho esgotamento psicológico. Existem muitas mães e pais que assim como eu experimentam esse tipo de cansaço e algumas que possuem filhos com o grau mais severo, a luta é ainda maior. Não quero dizer que aqueles que possuem um autista no grau leve, não tenha trabalho, afinal de leve só tem o nome.

Não queremos pena, não queremos frases que digam "ah, coitadinha", eu não sou uma coitadinha e não preciso da sua pena, preciso de APOIO, Preciso da extinção do PRECONCEITO, afinal o autismo é um transtorno que não é aparente. Quero ESCOLAS PREPARADAS para que eu não possa me preocupar se o meu filho está sendo bem tratado ou não. 
O nosso grito é.... .APOIO
O nosso grito é .... NÃO AO PRECONCEITO
o Grito dos Nossos autistas é.... ME AME DO JEITO QUE EU SOU E COMPREENDA QUE EMBORA EU SEJA DIFERENTE DE VOCÊ, EU AINDA TENHO UM CORAÇÃO IGUAL AO SEU, COM SENTIMENTOS.

Comentários