O Desafio de Ser Cristão: AS DEZ HISTÓRIAS MAIS POPULARES DA BÍBLIA 1ª part...

AS DEZ HISTÓRIAS MAIS POPULARES DA BÍBLIA 1ª parte

Recentemente fiz uma pesquisa para descobrir quais são as histórias mais populares da Bíblia – esse estudo é irmão daquele que fiz sobre os dez versículos mais populares (ver o post ). 
As listas existentes das dez histórias mais populares variam um pouco entre si, mas na sua essência há uma boa concordância sobre quais histórias causam mais impacto no imaginário das pessoas. 

Três dessas história se referem a Jesus, como seria de se esperar. Uma delas é uma parábola contada por Ele. Outras cinco são histórias de herois do povo de Israel, relatadas no Velho Testamento. A última está logo no início da Bíblia e fala das origens da humanidade. 

Aí vai a lista, começando pela décima história mais popular. Se puder leia cada uma delas diretamente da Bíblia, antes de olhar os meus comentários:

10) A última ceia (Mateus capítulo 26, versículos 17 a 30)
Na sua última noite com os discípulos, antes de ser traído e preso, Jesus fez uma ceia para despedir-se. Durante a refeição, Ele tomou o pão, o partiu e o distribuiu entre os discípulos, dizendo-lhes que aquilo era seu corpo, que iria ser torturado. Depois, tomou o vinho, o distribuiu e disse que aquilo que era seu sangue, que seria derramado em favor de todos nós. 

Disse ainda Jesus que deveríamos repetir essa cerimônia em memória d´Ele e aí nasceu o sacramento da comunhão, adotado por todos os cristãos - pode variar na liturgia, na forma como os fiéis participam, mas está sempre presente. 

Essa história é fundamental, pois além de explicar como o sacramento da comunhão nasceu, faz-nos refletir sobre o significado do sacrifíco de Jesus. 

9) Adão e Eva (Gênesis capítulo 3)
A história de Adão e Eva, da serpente e do fruto proibido faz parte do nosso imaginário. Ela representa a desobediência do ser humano aos mandamentos de Deus – no caso, era proibido comer o “fruto da árvore do bem e do mal”. 

A curiosidade do ser humano em saber das coisas, em ter capacidade de escolha livre, em controlar seu próprio caminho, o levou à desobediência com tristes consequências para ele mesmo - a degradação da sua relação com Deus. 

Na mesma história, somos introduzidos à figura de Satanás, representado pela serpente, que é o Inimigo implacável do ser humano.

8) Moisés  (ver livro do Êxodo)
Moisés foi um bebê que escapou do massacre de crianças ordenado pelo faraó do Egito, país onde o povo de Israel viveu escravizado por cerca de 400 anos. Sua mãe colocou-o num cesto de vime e o confiou às águas do Rio Nilo, numa enorme demonstração de fé na providencia de Deus

O menino foi encontrado pela filha do faraó, que não tinha filhos e criado como um príncipe egípcio. Cerca de 40 anos depois, Moisés ficou sabendo da sua origem verdadeira e acabou se revoltando contra os maus tratos dos egípcios aos israelitas. Matou um homem, em defesa de um escravo e precisou fugir do Egito.

Foi seu um simples pastor em Midiã, terrítório que fica perto da península do Sinai. Casou-se ali e teve filhos. 40 anos depois, Deus o chamou para ser o libertador do povo de israel. Voltou para o Egito, enfrentou o faraó, com o apoio de Deus, e conseguiu a libertação do povo.
Guiou o povo de Israel por 40 anos, andandp pela península do Sinai, enquanto Deus ensinava aquele bando de escravos a se comportar como um povo. Serviu como intermediário entre Deus e os israelitas - através dele, Deus deu ao povo os dez mandamentos e uma série de outras leis que permitiram a estruturação ds nação. 

Morreu antes de entrar na Terra Prometida (Palestina) e é considerado o mais importante profeta da história de Israel - éo típico herói que todos admiram.   
7) Noé (Gênesis capítulos 6 a 8)
Esse homem construiu um enorme navio (arca) em terra seca, seguindo as ordens de Deus. Trabalhou anos a fio nesse projeto, sendo ridicularizado por muitos, que não viam sentido naquele esforço.

Mal sabiam eles que Deus decidira punir a corrupção dos seres humanos através de uma enchente. E quando Deus abriu “as comportas do céu”, a chuva veio em quantidade nunca vista. Noé e sua família se refugiaram na arca, juntamente com um casal de cada espécie de animal e ali ficaram em segurança, por 40 dias, enquanto o mundo era devastado. Ao baixarem as águas, a família de Noé teve como missão recomeçar a história da humanidade.
Noé é o símbolo da obediência irrestrita a Deus.
6) Jonas (ver livro de mesmo nome)
É figura muito interessante e controvertida: instado por Deus para ir até a grande cidade de Nínive, na Assíria, para pregar o arrependimento para o povo, Jonas se recusou e fugiu. Tomou um navio na direção oposta. No trajeto, o navio enfrentou enorme tempestade, que somente foi acalmada quando Jonas foi atirado ao mar - um grande peixe (a Bíblia não fala em baleia) o engoliu e ele ficou no estômago do animal por 3 dias e noites.
Ao se arrepender e orar a Deus, foi vomitado numa praia. Viajou então para Nínive, onde pregou o arrependimento, como Deus lhe ordenara. De forma surpreendente, povo se arrependeu e Deus perdoou a todos. 

Jonas ficou zangado porque queria a punição de Nínive e Deus, pacientemente, teve que ensinar-lhe a ter misericórdia.

Jonas é o símbolo de nossas dificuldades: a recusa em obedecer a Deus, a falta de entendimento da sua misericórdia, a dificuldade em perdoar, etc. É uma leitura fascinante.
CONTINUA NA 2ª parte

Comentários