O Desafio de Ser Cristão: O PODER DA ORAÇÃO

O PODER DA ORAÇÃO

Confesso que não tenho falado muito sobre oração aqui no blog. Não porque o assunto careça de importância - oração é fundamental para a vida espiritual de qualquer pessoa. Trata-se de uma falha minha, na escolha dos assuntos a serem tratados aqui e que pretendo começar a corrigir com este post.

A oração é tão importante que chega a ser uma ordenança: em Mateus capítulo 26, versículo 41, Jesus nos manda vigiar e orar para não cair em tentação; já em 1 Tessalonicense capítulo 5, versículo 17, o apóstolo Paulo nos pediu para orar sem cessar.

Por isso o exemplo que encontramos na Bíblia é o da oração contínua. Jesus orou muito – ele se retirava para locais ermos para orar por muitas horas e até ensinou os discípulos a orar (Mateus capítulo 6, versículos 9 a 13). O mesmo pode ser dito de Pedro e dos demais apóstolos. Os primeiros cristãos também oravam muito (Atos capítulo 2, versículo 42). E até o Espírito Santo ora, intercedendo por nós com gemidos impressionantes (Romanos, capítulo 8, versículo 26).

Mas o que é a oração? A resposta é simples: trata-se de uma forma de comunicação com Deus. Orar é falar com Deus, abrir o coração e conversar com Ele. Essa não é a única forma de comunicação com Ele possível, existem outras, como o louvor.

Motivos para orar
Há inúmeros motivos pelos quais orar: 
  • Pedir socorro: o livro dos Salmos está cheio de orações assim (p. ex. 86, versículos 1 a 8). Até Jesus orou para pedir socorro (Lucas capítulo 22, versículos 41 a 44).
  • Adorar e agradecer a Deus (Filipenses capítulo 4, versículo 6)
  • Confessar pecados e mostrar arrependimento (Salmo 51)
  • Interceder por terceiros (João capítulo 42, versículo 10)
  • Afastar tentações

Como orar
Não é necessário usar palavras bonitas para fazer uma oração que seja atendida por Deus. Falo isso porque é muito frequente encontrar pessoas que se recusam a orar em público por acharem que não sabem como convém. Não há uma “receita” certa do que dizer nessas situações e também não é verdade que Deus só atende as orações bonitas, eloquentes. Nada disso. O que Deus espera é sinceridade de coração e demonstração de confiança (fé).

É claro que há coisas que precisam ser evitadas nas orações. Por exemplo, decorar um texto e ficar repetindo-o sem nem saber bem o que se está fazendo. Esse, por exemplo, é um costume muito comum entre os católicos, quando fazem novenas, usando o rosário. Jesus chamou isso de fazer “vãs repetições” (Mateus capítulo 6, versículo 7) e condenou tal procedimento.

A oração deve sempre ser feita em nome de Jesus (João capítulo 15, versículo 16), pois esse nome tem poder. A palavra “amem”, que quer dizer “assim seja”, sempre usada para encerrar as orações, não é obrigatória. Não vejo qualquer problema quando isso não é feito, mas eu acho a prática muito útil, pois deixa claro, quando se ora em público, que a oração acabou, evitando mal-entendidos.

A oração pode ter seu efeito potencializado com jejum (Mateus capítulo 17, versículos 18 a 21).

A prática de fechar os olhos não é obrigatória, mas também é muito útil, pois evita que as pessoas se distraiam – eu, por exemplo, não consigo prestar atenção na oração se não fechar os olhos.

Podemos orar em diversas posições – é muito comum, por exemplo, as pessoas orarem deitadas – e nada há de errado nisso. Agora, é preciso sempre manter a reverência, pois a pessoa está falando com Deus.

Um problema comum no ato de orar é a interrupção. O telefone toca, o filho entra no quarto, o marido chama e assim por diante. O ideal é orar em local e horário em que não se possa ser interrompido. Mas isso nem sempre é possível conseguir.

Então, se você for interrompido, lembre-se sempre que está falando com Deus e Ele é prioridade. Para ajudar você a entender a situação, imagine que você está falando com a pessoa mais importante do mundo – um rei ou presidente – e seja interrompido. Como agiria? Deixaria o rei ou presidente esperando e iria atender o filho ou marido ou o telefone que tocou? E nunca devemos esquecer que Deus é muito mais importante do que qualquer rei ou presidente.

Resultados da oração
O poder da oração é tão grande que gera tremores de terra, como aconteceu com os primeiros cristãos (Atos, capítulo 4, versículo 31). Isto significa que a oração pode gerar resultados físicos (concretos) – não estou falando, portanto, apenas de consequências espirituais.

Há muitos exemplos de resultados trazidos por oração. São curas, bênçãos diversas alcançadas, mudanças de vida e assim por diante. A Bíblia está cheia de relatos falando disso. Por exemplo, em 2 Reis capítulo 20, versículos 1 a 6, é contada a história do rei Ezequias, que recebeu uma mensagem de Deus sobre sua morte iminente. O rei se humilhou perante Deus e orou pedindo livramento. Seu pedido foi atendido - o profeta que dera o aviso ao rei, Isaías, foi mandado de volta ao rei com nova mensagem: sua vida seria acrescida em quinze anos. E é fácil ver o mesmo tipo de resultado na convivência diária dentro de qualquer comunidade cristã.

Especificamente no campo espiritual, o contato constante com Deus, através da oração, evita que a pessoa caia em tentação, isso é em armadilhas colocadas no seu caminho pelo Inimigo e que poderiam levá-la a desvios de conduta (pecados).

Palavras finais
Ore sempre que puder. Da forma que conseguir. Com as palavras que souber dizer. Quanto mais você puder fazer isso, melhor.

Com carinho

Comentários