ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 9

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 9

EDITANDO

AULA EM 26 DE FEVEREIRO DE 2017 – LIÇÃO 9
(Revista: Editora Betel)
Tema: A geração que fracassou na Terra da Promessa
Texto Áureo: Ec 1.4
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição busque comparar a nossa luta para chegar ao céu com a luta da geração de José para conquistar a Terra Prometida, e como a geração seguinte deixou de lado aquela coragem.
- “curta demais para tudo realizar”, por isso não podemos ficar perdendo tempo com coisas inúteis, discussões, brigas e atividades que acrescentam nada na obra de Deus.
- “cada uma depende da outra para concluí-lo”, além de não perdermos tempo, precisamos manter a unidade entre as gerações, essas se encontram na igreja. Dentro da congregação tem vários grupos, crianças, jovens e adultos, são gerações diferentes dependentes entre si.    
__________________________________________
1. Fidelidade de um e o sucesso de outro
- “A geração pós-Josué jamais compreendeu”, notamos que a geração que veio depois de Josué não possuía um líder a altura dele, por isso tem se discutido muito acerca da necessidade de se preparar líderes para a geração futura.

1.1. Os desafios de nossa geração.
- “mudanças de nossa geração que passa, outra surge com novos desafios”, são mudanças tecnológicas e de comportamento social. Cada dia tem se tornado mais comum e aceitável coisas que até pouco tempo era abominável aos olhos da sociedade.
- “aprovam os casamentos de pessoas do mesmo sexo”, em alguns países que não aprovam esse tipo de casamento, alguns homossexuais tem conseguido na justiça os benefícios como se casados fossem.
- “entre jovens e não-casados era visto como desonroso”, um período em que se preservava a virgindade, atualmente é visto como algo retrógrado e sem valor. Novelas como a “Malhação” colocam o tempo todo, jovens falando sobre experiências de relação sexual, como sendo algo absolutamente normal.
1.2. Cada geração nasce com uma responsabilidade.
- “a seguinte geração pouco herdou da herança espiritual”, voltamos a lembrar a falta de se ter preparado um líder para o futuro assim como Josué foi aprendendo ao lado de Moisés. Notamos que Josué não prepara ninguém e isso influenciou toda uma geração.
- “houve muitas conquistas, mas não todas”, quer dizer que Josué não conseguiu conquistar toda a terra que o Senhor havia dado a eles.
- “morreu também seu legado”, legado é aquilo que é deixado após a morte ou saída de alguém. Quando os filhos não seguem os mesmos passos de seus pais, tudo o que eles deixam são jogados para escanteio.
O legado da geração de Josué é a fé e a obediência.

1.3. Toda geração possui uma missão.
- “a minha propriedade peculiar”, seria pertencer a Deus. Essa promessa foi feita por Deus a seu povo. Nós recebemos de Deus essa promessa para nossas vidas.
- “reino sacerdotal e povo santo”, sacerdote era aquele por quem as pessoas consultavam a Deus. A nação de Israel deveria ser o povo a quem as outras nações viriam para consultarem o Senhor.
_____________________________________________
2.  Por que fracassa uma geração?
- “sem achar que deveria conhecê-Lo”, assim caminham muitos nas igrejas, tomam Santa Ceia, porém sem conhecer o Senhor dos Exércitos.

2.1. Viver sem comunhão com Deus.
- “nasceu livre, em uma terra abundante”, a tranquilidade demasiada pode causar a acomodação.
- “experiências significativas com Deus”, ninguém pode afirmar que conhece alguém sem ter passado experiências com essa pessoa, assim também funciona com o Senhor, só se conhece Deus de verdade se viver uma vida devocional com Ele.
- “consciência de sua necessidade de Deus”, significa reconhecer que precisa de Deus, mais do que tudo.
- “não precisavam tanto de Deus quanto seus pais precisaram”, é um engano achar que os outros precisam mais de Deus do que nós. Todos precisam de Deus do mesmo jeito.

Comentários