Síndrome de Asperger e Autismo: o que são, características e diferenças

Síndrome de Asperger e Autismo: o que são, características e diferenças

Muitas vezes Síndrome de Asperger e Autismo são vistos como a mesma coisa. Embora tenham similaridades em alguns sintomas e na forma como se dá o diagnóstico, são quadros com uma série de diferenças.
Uma das principais está na intensidade dos sintomas. Apesar de ambos serem caracterizados por dificuldades no relacionamento interpessoal e na comunicação, no autismo alguns sinais são bem mais graves do que no  Asperger.
Mas não é a única diferença. Abaixo, explicamos cada um dos déficits e citamos todos os aspectos divergentes entre os dois.

O que é autismo?

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um conjunto de déficits na comunicação social e interação social que envolve múltiplos contextos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 70 milhões de pessoas em todo o mundo apresentem alguma das formas de autismo, que são:
  • Síndrome de Asperger
  • Transtorno Autista ou Autismo Clássico
  • Transtornos Invasivos do Desenvolvimento

O que é Síndrome de Asperger?

A Síndrome de Asperger é um transtorno que afeta a forma pela qual o paciente percebe o mundo e interage com as pessoas. Desde 2013, ela deixou de ter um diagnóstico separado para ser considerada parte do grupo de desordens do espectro autista.
De acordo com a 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o Asperger é considerado uma desordem de nível 1 dentro do espectro autista – ou seja, um tipo mais brando do déficit.
Estima-se que de 3 a 7 a cada mil crianças no mundo nasçam com a Síndrome de Asperger.
Uma das principais questões intrínsecas à síndrome é o transtorno de ansiedade. Outra é a depressão. Assim, toda forma de relacionamento pode ser mais difícil para uma pessoa com Asperger.
Ela não tem cura, mas não é um transtorno incapacitante. Geralmente, pacientes com este transtorno apresentam inteligência média ou acima da média e não têm dificuldades com aprendizagem – apesar de eventualmente poderem apresentar certos problemas com a linguagem.

Diferenças entre a Síndrome de Asperger e Autismo

Antigamente, entendia-se o autismo como uma coisa só. Agora, porém, o que antes chamava-se autismo hoje é o Espectro do Autismo, que é dividido em pelo menos três níveis principais. Cada nível corresponde a um novo diagnóstico.
Enquanto a Síndrome de Asperger é uma desordem do espectro autista de nível 1, o autismo passou a ser considerado de nível 3 — correspondente ao Transtorno Autista.
Além disso, os dois transtornos apresentam diferenças importantes nos sintomas. Veja abaixo:

Diferenças nos sintomas

Uma das principais divergências entre Asperger e Autismo está na intensidade, profundidade e gravidade dos sintomas que seus pacientes apresentam: eles são muito mais graves no autismo do que na síndrome.
Nele, a linguagem pode ser comprometida, bem como a comunicação e aspectos da sensibilidade humana. Hábitos alimentares e noturnos também tendem a ser diferentes em pessoas com autismo, que por sua vez apresentam comportamentos repetitivos e atrasos no desenvolvimento da fala, por exemplo.
Já na síndrome de Asperger, somente problemas de linguagem são comuns. Não têm problemas em se expressar e não apresentam dificuldades cognitivas.
Ambos os transtornos não têm cura e exigem diagnóstico precoce para iniciar o tratamento o quanto antes e controlar os sintomas desde cedo.

Outras diferenças entre Asperger e Autismo


Síndrome de AspergerAutismo
Coeficiente intelectualMédia ou acima da médiaAbaixo da média
Média de idade de diagnósticoApós os 3 anosAté os 3 anos
Linguagem
Desenvolvimento normalDesenvolvimento com atraso
100% dos pacientes falam75% dos pacientes falam; 25% são não verbais
Vocabulário e gramáticaDentro ou acima da médiaApresentam limitações no aprendizado
Convívio socialDificuldade moderada no relacionamento interpessoalDesinteresse e dificuldade no relacionamento com outras pessoas
Primeiros sinaisProblemas de linguagem, socialização e conduta socialAtrasos de linguagem

Comentários